Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2010 - 17h46

China anuncia seis vencedores do concurso mundial de guardiões de pandas

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA FRANCE PRESSE, EM PEQUIM

Seis pessoas assumirão o cargo de guardiões de ursos panda na região de Chengdu, no sudoeste da China, depois de terem sido declarados vencedores de um concurso mundial, anunciaram os organizadores.

Cerca de 60 mil pessoas do mundo todo se candidataram, e seis dos 12 finalistas --oriundos da Suécia, Japão, China, Taiwan, Estados Unidos e França-- foram escolhidos "Pambassadors" [em referência a "ambassador", embaixador em inglês].

AFP
Os escolhidos para serem guardiões de pandas por um mês posam para foto em Chengdu, no sudoeste da China
Os escolhidos para serem guardiões de pandas por um mês posam para foto em Chengdu, no sudoeste da China

Eles vão permanecer durante um mês no Centro de Pandas de Chengdu, capital da província de Sichuan, atuando como guardas deste urso que esteve a ponto de desaparecer nos anos 1980.

Esses seis guardas poderão presenciar nascimentos de pandas e percorrer as montanhas da região para estudá-los em seu estado selvagem. Além disso, contarão suas experiências em um site.

O concurso faz parte do "Projeto Panda" promovido pelo Centro de Pandas de Chengdu e pela ONG Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Atualmente, existem 300 pandas em cativeiro e 1.600 em estado selvagem, três quartos dos quais se encontram em Sichuan.

O governo chinês estabeleceu reservas para proteger os que vivem em estado selvagem e criou programas de criação em cativeiro.

A China, cujos ursos pandas são considerados um tesouro nacional, se nega a vendê-los a outros países e optou por um sistema de empréstimo de exemplares adultos para que se reproduzam em zoológicos de todo o mundo, com a condição de que crias voltem para casa passados dois anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página