Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2010 - 00h09

Dois soldados morrem em emboscada de rebeldes no sul da Tailândia

Publicidade

DA EFE, EM BANCOC

Dois soldados morreram e outros quatro ficaram feridos em uma emboscada dos rebeldes separatistas muçulmanos no sul da Tailândia, informou a imprensa local.

A polícia disse que o comboio dos militares foi atacado no domingo de manhã quando se dirigiam para uma aldeia da província de Yala para se reunir com líderes locais.

Os ataques com armas leves, assassinatos e explosivos se sucedem quase diariamente nas províncias sulinas de Pattani, Narathiwat e Yala, apesar do desdobramento de cerca de 31 mil soldados das forças de segurança e à declaração do estado de exceção.

Cerca de 4.500 pessoas morreram por causa da violência no sul da Tailândia desde que em janeiro de 2004 o movimento separatista islâmico retomou a luta armada.

Os insurgentes denunciam a discriminação sofrida por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre estas três províncias, que faziam parte do antigo sultanato de Pattani quando foram anexadas há um século pelo antigo Reino de Sião.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página