Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 04h56

Governo afegão negocia com facção taleban, diz "Washington Post"

Publicidade

DA EFE

O governo do Afeganistão e representantes de uma das principais facções dos talebans iniciaram conversas secretas de alto nível para negociar o fim da guerra no país, segundo fontes afegãs e árabes citadas pela edição digital do jornal norte-americano "The Washington Post".

Segundo o jornal -- que cita fontes diretamente relacionadas ao processo e que falaram sob condição de anonimato -- as conversas entre o governo afegão e os talebans são continuação das que terminaram sem acordos há mais de um ano, realizadas na Arábia Saudita.

O jornal destaca o caráter preliminar das conversas com a facção taleban liderada pelo mulá Omar. De acordo com o diário, supõe-se que a facção tenha autorização para falar em nome da Quetta Shura -- organização taleban baseada no sudoeste da província paquistanesa do Baluchistão.

Uma das fontes afirmou que os citados interlocutores levam muito a sério a busca de uma solução, mas os porta-vozes talebans reiteram em público a exigência da saída das tropas estrangeiras.

Segundo essa versão, um extenso acordo contemplaria um calendário de retirada das tropas internacionais simultâneo à incorporação de algumas figuras do movimento talibã no Governo.

A explicação dada por uma das fontes sobre as motivações dos dirigentes talebans para a negociação é o temor de ficarem marginalizados com a promoção de elementos mais radicais no movimento, podendo perder o controle.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página