Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 09h52

Candidata de esquerda se aproxima de vitória eleitoral na capital do Peru

Publicidade

DA REUTERS

Uma candidata de esquerda está mais perto de se tornar prefeita de Lima, segundo resultados finais da apuração de eleições locais do último domingo, que devem redefinir o mapa político peruano a seis meses do pleito presidencial.

Susana Villarán obteve 38,49% dos votos, contra 37,58% da conservadora Lourdes Flores, segundo o último boletim divulgado na terça-feira pelas autoridades eleitorais. Isso significa uma diferença de 31.164 votos, mas há cerca de 1,2 milhão de votos que foram colocados sob suspeita e serão recontados.

Enrique Castro-Mendivil-3.out.2010/Reuters
A candidata de esquerda à Prefeitura de Lima Susana Villarán comemora com apoiadores após pleito de domingo
A candidata de esquerda à Prefeitura de Lima Susana Villarán comemora com apoiadores após pleito de domingo

Villarán diz ser uma socialista "moderada e liberal", contrária ao "militarismo autoritário" representado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Mas mesmo assim causa preocupação nos mercados financeiros, temerosos com o surgimento de uma candidatura viável da esquerda nas eleições presidenciais de 2011.

A candidata também procura se dissociar do líder nacionalista Ollanta Humala, um ex-militar, como Chávez, que em 2006 chegou ao segundo turno da eleição presidencial, com apoio do presidente venezuelano.

Analistas dizem que o resultado final, incluindo os votos impugnados, deve manter a vitória de Villarán, embora a diferença dela para a advogada Flores tenha caído a cada boletim de apuração.

Flores disse que vai esperar "até o último sufrágio" antes de reconhecer o resultado. Villarán não se pronunciou após o boletim com 100% dos votos apurados.

Alguns grupos políticos se queixaram na demora da apuração dos votos, ao que o presidente Alan García respondeu com um pedido de "paciência", lembrando que na sua eleição presidencial, em 2006, também precisou esperar "seis ou sete dias" até a proclamação do resultado.

A associação Transparência estimou que a verificação dos votos impugnados vai levar cerca de duas semanas.

Além de Lima, houve no domingo também eleições em vários departamentos e municípios, nos quais líderes independentes e regionalistas impuseram uma dura derrota aos partidos tradicionais, como o governista Apra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página