Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 20h45

Premiê israelense critica vídeo que mostra soldado humilhando presa palestina

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, condenou duramente nesta quarta-feira o vídeo que mostra um soldado israelense humilhando uma prisioneira palestina, e o qualificou de "vergonha" para o Exército e para o país.

O vídeo apareceu recentemente no site YouTube e foi divulgado pela televisão israelense. Um jovem militar de uniforme dança alegremente no ritmo de uma música árabe ao redor da palestina, que permanece algemada e com o rosto vendado, e imóvel virada para a parede.

Vídeo

O gabinete de Netanyahu afirmou em comunicado hoje que o vídeo causa "danos inaceitáveis à dignidade humana" dos palestinos, envergonham o Exército israelense e "causam sérios danos internacionais".

Pouco após a publicação do vídeo, o Exército ordenou uma investigação para esclarecer as circunstâncias do fato e perseguir aos autores.

Uma mulher, que disse ser a prisioneira que aparece no vídeo, contou a experiência ao Channel 10 de Israel hoje. A TV disse que ela era membro da Jihad Islâmica, e foi solta no ano passado, após dois anos de prisão.

"Pude sentir que riam de mim apesar de estar com os olhos vendados. Me humilharam", declarou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página