Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2010 - 10h22

Explosão de bomba mata cinco civis no leste do Afeganistão

Publicidade

DA EFE, EM CABUL (AFEGANISTÃO)

Uma bomba detonou neste domingo na passagem de um veículo por uma estrada da Província afegã de Paktia e matou os cinco civis a bordo.

A explosão aconteceu na manhã deste domingo, no distrito de Zurmat, no leste do país, disse o porta-voz do governador provincial ao canal de televisão Tolo.

Em um ataque separado, na Província oriental de Khost, ao menos nove pessoas, incluindo cinco civis, ficaram feridos quando um suicida detonou a carga que carregava em seu veículo perto de um comboio das forças internacionais, informou a agência AIP.

O chefe do distrito, Shah Hemmat, citado pela AIP, disse que quatro soldados ficaram feridos na explosão.

No sudeste do Afeganistão, especialmente nas Províncias de Paktia, Paktika e Khost, a rede fundamentalista Haqqani faz frequentes ataques contra as tropas estrangeiras.

Minas e bombas caseiras colocadas nas estradas são um dos métodos mais usados por insurgentes do grupo islâmico Taleban contra as tropas internacionais destacadas no Afeganistão, embora frequentemente causem vítimas civis.

No primeiro semestre deste ano, 1.271 civis morreram por causa da guerra no Afeganistão, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo um relatório da Missão da ONU no Afeganistão (UNAMA).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página