Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2010 - 13h25

China convida ditador e novos líderes da Coreia do Norte para visita

Publicidade

REUTERS

O dirigente máximo chinês, Hu Jintao, convidou o ditador norte-coerano, Kim Jong-il, e o novo grupo de líderes do país para uma visita, informou a agência de notícias Xinhua nesta segunda-feira. Entre os novos integrantes da liderança norte-coreana está o filho e futuro sucessor do ditador, Kim Jong-un.

O convite foi feito a Kim por Zhou Yongkang, uma importante autoridade do Partido Comunista da China, que esteve em Pyongyang para participar das comemorações do Dia Nacional norte-coreano, no domingo. A data marcou a ascensão pública do filho de Kim como líder designado para a Coreia do Norte.

A China é o único grande apoio diplomático e econômico da Coreia do Norte -- uma nação comunista pobre e isolada --, mas o governo chinês tem cutucado Kim para aderir à reforma econômica e retomar negociações que visam encerrar seu programa nuclear. Kim já visitou a China duas vezes neste ano.

Segundo a Xinhua, Zhou afirmou que a China quer trabalhar com a Coreia do Norte para "proteger escrupulosamente e desenvolver constantemente a amizade e a cooperação" entre os dois países.

Nos últimos anos a China buscou fortalecer as relações bilaterais e aumentar a assistência e o investimento no país vizinho. Para a China, a Coreia do Norte serve de zona de equilíbrio de poder contra os EUA e seus aliados na região.

Yao Dawei/Xinhua/Reuters
Filho e possível herdeiro do ditador Kim Jong-il, Kim Jong-un (meio), aparece aos norte-coreanos
Filho e possível herdeiro do ditador Kim Jong-il, Kim Jong-un (meio), aparece aos norte-coreanos

ESTREIA

Ontem, o ditador Kim Jong-il apresentou oficialmente à Coreia do Norte e ao mundo Kim Jong-un, no maior desfile militar da história do país, em celebração do 65º aniversário da fundação do Partido Comunista norte-coreano.

A presença de Jong-un não foi anunciada pelos meios de comunicação estatais norte-coreanos, mas a agência de notícias sul-coreana Yonhap confirmou sua presença --visível também nas imagens da cerimônia transmitida pelas televisões internacionais.

Pouco se sabe sobre Kim Jong-un, em um simbolismo do recluso regime comunista. Ele teria 27 ou 28 anos e estudos por um período na Suíça. Diz-se ainda que fala alemão e francês fluentemente.

Sua estreia de grande porte veio menos de duas semanas depois de se tornar general de quatro estrelas, o primeiro de vários passos rumo à sucessão que levará a família Kim à sua terceira geração no poder.

Apenas dias atrás, o mundo viu fotos atuais do provável herdeiro publicadas pelo jornal "Rodong Sinmun". A aparição na TV, contudo, foi exibida ao vivo pela TV estatal, levando sua imagem para dentro dos lares norte-coreanos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página