Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2010 - 16h31

Holandesa é única cidadã europeia das Farc, diz governo da Colômbia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A holandesa Tanja Nijmeijer é a única cidadã europeia integrante das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), segundo o vice-presidente da Colômbia, Angelino Garzón.

"Não, somente a holandesa, é a única informação que temos", disse Garzón nesta segunda-feira, ao ser questionado sobre a possibilidade de outros cidadãos europeus integrarem a narcoguerrilha. O vice-presidente qualificou de "absurda" a decisão de Nijmeijer de ingressar no grupo.

AFP PHOTO
Foto sem data divulgada pelo governo da Colômbia mostra Tanja Nijmeijer, a holandesa que se uniu às Farc
Foto sem data divulgada pelo governo da Colômbia mostra Tanja Nijmeijer, a holandesa que se uniu às Farc

Recentemente, autoridades colombianas descartaram que Nijmeijer tivesse sido morta na operação militar que, no final do mês passado, matou o número 2 e chefe militar das Farc, Mono Jojoy.

Nascida em 1978, Nijmeijer chegou a Bogotá em 2002 e estabeleceu contato com frentes urbanas das Farc. Mais tarde, ingressou no grupo e se integrou a círculos próximos de importantes líderes da guerrilha.

Devido ao domínio de vários idiomas, "Alexandra" teria trabalhado inclusive como assistente pessoal de Mono Jojoy em tarefas de tradução e comunicação.

Nijmeijer estudou filologia hispânica e, segundo versões da imprensa veiculadas na Holanda, decidiu se juntar às Farc ao tomar conhecimento das injustiças sociais na Colômbia.

O Exército colombiano encontrou, em uma operação de 2007, um diário escrito à mão no qual a jovem supostamente tratava de suas experiências na luta com as Farc.

As autoridades colombianas chegaram a suspeitar que Nijmeijer fosse uma das três mulheres encontradas mortas juntas com Mono Jojoy no fim do mês passado. Mas avaliações posteriores descartaram que algum dos corpos fosse dela.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página