Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2010 - 13h31

Hugo Chávez e Cristina Kirchner saúdam Piñera por resgate de mineiros

Publicidade

DA ANSA

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Cristina Kirchner, saudaram nesta quarta-feira o seu colega chileno, Sebastián Piñera, pelo resgate dos 33 trabalhadores que se desenvolve na mina San José, em Copiapó, no norte do Chile.

Até o momento, 16 deles já foram resgatados.

Acompanhe a cobertura ao vivo
Acompanhe a cobertura completa do resgate dos mineiros no Chile
Veja galeria de imagens dos preparativos para o resgate
Clima festivo não esconde ansiedade e tensão no resgate de mineiros; ouça
Equipes finalizam revestimento de túnel para resgatar mineiros chilenos; veja imagens
Veja como o resgate dos mineradores mudou a rotina de cidade chilena
Veja em flash como será o resgate dos mineiros
Mineiros presos no Chile recebem de oração do papa a mensagens de fé via internet
Veja a cronologia do caso dos 33 mineiros presos no Chile
Resgate dos 33 mineiros coloca Copiapó no mapa do mundo

Piñera agradeceu a Chávez por "suas palavras de alento e estímulo" diante das atividades de resgate. "Que tenha uma boa viagem a Europa e Ásia. Nos veremos na cúpula da Unasul [União de Nações Sul-Americanas]", disse ele ao telefone, aludindo à visita de dez dias que o venezuelano inicia hoje pelos dois continentes.

Ontem, Chávez já havia comentado positivamente as operações de resgate dos operários que passaram mais de dois meses a cerca de 700 metros de profundidade em sua conta na rede social Twitter.

Já Cristina, segundo a agência oficial Télam, falou primeiro com o presidente da Bolívia, Evo Morales, que está na mina para acompanhar seu conterrâneo Carlos Mamani, o único estrangeiro do grupo. Posteriormente ela conversou com Piñera, que agradeceu a ligação.

Ainda hoje, o chileno recebeu uma saudação telefônica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e afirmou que "estamos vivendo um dia desses que não se esquecem nunca mais em nossas vidas, de emoção, de alegria, de esperança, de força, de companheirismo, de fé".

Iniciados com a retirada do primeiro mineiro por volta da 0h desta quarta-feira, os resgates prosseguem ininterruptamente, e 16 homens já foram conduzidos à superfície. Mais cedo, Piñera afirmou que o tempo da operação poderia ser diminuído, de forma a concluir as atividades ainda hoje.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página