Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2010 - 15h18

Mineiros presos no Chile recebem de oração do papa a mensagens de fé via internet

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Não faltou oração. Houve missas na superfície, missas dentro da mina, imagens de santos para todos os gostos e por todos os lados, além de mensagens de fé enviadas de todo o mundo via internet. Teve até reza fervorosa do mais alto representante da Igreja Católica pedindo a salvação dos 33 mineiros --32 chilenos e um boliviano-- presos por mais de dois meses a mais de 600 metros de profundidade.

"Não me esqueço dos mineiros da região do Atacama e seus entes queridos, por quem rezo fervorosamente", disse o papa, ao receber o novo embaixador do Chile no Vaticano, Fernando Zegers Santa Cruz, 78, na última quinta-feira (7).

Acompanhe a cobertura completa do resgate dos mineiros no Chile
Veja galeria de imagens dos preparativos para o resgate
Clima festivo não esconde ansiedade e tensão no resgate de mineiros; ouça
Equipes finalizam revestimento de túnel para resgatar mineiros chilenos; veja imagens
Veja como o resgate dos mineradores mudou a rotina de cidade chilena
Veja em flash como será o resgate dos mineiros
Mineiros presos no Chile recebem de oração do papa a mensagens de fé via internet
Veja a cronologia do caso dos 33 mineiros presos no Chile
Resgate dos 33 mineiros coloca Copiapó no mapa do mundo

Em discurso feito em espanhol, o papa ressaltou que o Chile "ainda que esteja distante geograficamente daqui, levo-o dentro do meu coração".

Na sexta-feira (8), o papa ganhou uma bandeira do Chile assinada pelos mineiros, confirmou a embaixada chilena no Vaticano. Foi um agradecimento, pelos 33 rosários benzidos que Bento 16 enviou aos mineiros no começo de setembro.

Efe - 8.out.10
Papa recebe uma bandeira do Chile assinada pelos 33 mineiros presos desde 5 de agosto
Papa recebe uma bandeira do Chile assinada pelos 33 mineiros presos desde 5 de agosto

Em 2 setembro, mesmo dia em que os mineiros receberam os rosários abençoados, o arcebispo de Santiago, o cardeal Francisco Javier Errázuriz, celebrou uma missa em pleno deserto do Atacama para os familiares e amigos dos mineiros.

No mesmo dia, a mina recebeu a visita do padre irlandês Donald O'Keeffe junto com sua congregação, os Legionários de Cristo, trazendo 33 retábulos da Virgem de Guadalupe --um para cada família dos mineiros presos.

Ainda antes de confirmar a informação de que os mineiros estavam vivos, em 10 de agosto, foi celebrada uma missa nos arredores da mina, além de um ato religioso no palácio presidencial. Já os atos por ocasião do dia do mineiro foram cancelados.

FÉ ONLINE

O Ministério de Minas do governo chileno lançou um sistema para envio de mensagens aos mineiros em seu site.

Na página, é possível ler também algumas das mensagens de força e menções religiosas vindas de todo o mundo: Suécia, Alemanha, Itália, EUA, Espanha, França, Bélgica, Noruega, Inglaterra, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia e, claro, Chile.

"Que Deus ilumine a todos os que estão trabalhando para que vocês possam sair com sucesso. Uma chilena que vive no Brasil", escreveu Liliana Salazar Peña, de São Paulo.

"Sou brasileira, vivo em Londres e sigo atentamente o desenvolvimento de tudo para resgatá-los. Que Deus esteja com todos, valentes trabalhadores!", escreveu Lucía de Almeida, em Londres.

"'Se pela noite há pranto, pela manhã haverá gritos de alegria.' Salmo 30.5. O Deus que não podem ver está com vocês...", foi a mensagem enviada por Paula e Tiago Arrais, de Berrien Springs, nos Estados Unidos.

"'Reza, espera, não te impacientes. A impaciência não leva a nenhum lugar. Deus é misericordioso e escutará tuas preces'. Padre Pio.", escreveu Sonia Calabrán, da Flórida, nos EUA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página