Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2010 - 10h50

México faz seu maior confisco de maconha: 105 toneladas

Publicidade

DA REUTERS

Soldados mexicanos confiscaram ontem (18) 105 toneladas de maconha, com um valor estimado de US$ 340 milhões se vendido nos EUA, disse o Exército. Foi a maior quantidade da droga já confiscada pelas autoridades do país.

Soldados fortemente armados inspecionaram várias casas no empobrecido subúrbio da cidade fronteiriça de Tijuana -- vizinha de San Diego, na Califórnia -- e foram repelidos a tiros pelo menos uma vez quando tentavam confiscar a droga.

Na operação, os oficias capturaram 11 supostos narcotraficantes.

Os soldados descobriram a droga embrulhada em 10 mil pacotes prateados e de cor de café, escondida em diversas casas e dentro de um caminhão. A maconha havia sido acumulada durante vários meses e tinha como destino os EUA.

"A droga que foi confiscada ultrapassa quantidades sem precedentes no país", disse o general Alfonso Duarte a jornalistas na base de Tijuana, explicando que a maconha tinha um valor de 4,2 bilhões de pesos mexicanos (US$ 344 milhões).

A droga estava cuidadosamente empacotada e etiquetada para as diferentes distribuidoras nos EUA, segundo o Exército.

O México vive atualmente uma escalada de violência devido ao recrudescimento do combate ao narcotráfico. Desde 2006, quando o presidente Felipe Calderón colocou as Forças Armadas para reprimir a atividade, mais de 28 mil pessoas já morreram.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página