Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2010 - 16h25

Reino Unido adia troca de mísseis de submarinos nuclear Trident

Publicidade

MOHAMMED ABBAS E RHYS JONES
DA REUTERS, EM LONDRES

O Reino Unido adiou a substituição do sistema de mísseis Trident de seus submarinos nuclear como parte de um grande corte no orçamento da defesa a fim de ajudar a reduzir o deficit orçamentário recorde, anunciou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, nesta terça-feira.

Premiê do Reino Unido anuncia corte de 8% no Orçamento para Defesa

Cameron divulgou ao Parlamento a primeira revisão do Reino Unido sobre as Forças Armadas desde 1998 --uma série de mudanças que o governo diz que preparará os militares para o futuro, mas, segundo os críticos, resultará em economia e não numa boa estratégia de segurança.

"Esse não é apenas um exercício de corte de custos para conter o maior deficit orçamentário na história do pós-guerra. Trata-se de tomar as decisões corretas para proteger nossa segurança nacional nos anos à frente", afirmou Cameron no início de sua fala.

Em jogo na revisão estavam os pedidos militares multibilionários, assim como a posição do Reino Unido como potência militar na Europa e aliado capacitado dos Estados Unidos.

Cameron afirmou que o orçamento de defesa, calculado em 37 bilhões de libras (R$ 98,4 bilhões) este ano, cairá 8% em termos reais ao longo de quatro anos.

O Exército perderá cerca de 7.000 soldados, enquanto a Marinha e a Força Aérea perderão 5.000 homens cada.

A maioria dos departamentos do governo britânico sofrerá cortes ainda mais severos, em média de 25% ao longo de quatro anos, numa revisão de gastos cujos detalhes serão anunciados na quarta-feira.

Cameron afirmou que o Reino Unido manterá sua força de dissuasão nuclear, mas modificará o cronograma e os detalhes de sua renovação.

"Como resultado das mudanças ao programa, a decisão de iniciar a construção dos novos submarinos agora não precisará ser tomada até por volta de 2016", afirmou Cameron.

"Pouparemos cerca de 1,2 bilhão de libras e adiaremos outros 2 bilhões de libras em gastos nos próximos dez anos", disse.

A decisão sobre o sistema de mísseis Trident coloca uma delicada questão política em uma posição secundária. Os liberal democratas, parceiros dos conservadores na coalizão governante, saudarão a decisão sobre o Trident, já que se opõem à substituição do sistema.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página