Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 12h20

Ex-premiê britânica Margaret Thatcher tem "doença muscular curável", diz rede de TV

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Atualizado às 12h51.

A ex-premiê do Reino Unido Margaret Thatcher foi hospitalizada ontem à noite por sofrer "uma enfermidade muscular perfeitamente curável", afirmou nesta quarta-feira a emissora britânica BBC.

Chefe de governo britânica de 1979 a 1990, Thatcher tem seus movimentos limitados devido à doença, que é, porém, curável, afirmou a TV, citando fontes anônimas próximas à ex-premiê.

A chamada "Dama de Ferro" havia ingressado ontem (19) no Hospital de Cromwell, em Londres, para "exames de rotina", segundo informações oficiais.

Seu filho Mark disse ainda ontem que sua mãe estava "muito animada" depois de ter se submetido a uma série de exames. "Se transcorrerem como previsto, ela voltará para casa logo."

Devido a uma gripe, Thatcher não pôde comparecer na semana passada à festa em comemoração aos seus 85 anos organizada pelo atual premiê, o conservador David Cameron.

Facundo Arrizabalaga/Efe - 08.jun.10
Thatcher foi a primeira mulher a governar o Reino Unido, em 1979, e polarizou a opinião dos eleitores
Thatcher foi a primeira mulher a governar o Reino Unido, em 1979, e polarizou a opinião dos eleitores

HISTÓRICO

Ex-líder do Partido Conservador, Thatcher foi a primeira mulher a governar o Reino Unido, em 1979. Forte defensora do ex-presidente americano Ronald Reagan, ela adotou políticas de livre mercado, desafiou sindicatos e privatizou muitas estatais durante seus 11 anos de governo, polarizando os eleitores em relação à sua figura.

Thatcher passou por alguns sustos envolvendo sua saúde desde que foi forçada a deixar o comando do país pelo próprio partido, em 1990.

Ela foi levada ao hospital em junho de 2009, quando quebrou o braço ao cair em sua casa, também em Londres. Após sofrer uma série de derrames moderados no final de 2001 e 2002, ela interrompeu as aparições públicas e depois cancelou seus discursos públicos.

Em 2008, sua filha Carol escreveu em um livro de memórias que Thatcher, em momentos de recaída, tem dificuldades de terminar frases e esquece que o marido, Denis, morreu em 2003.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página