Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 14h12

Juiz espanhol sugere que governo peça a Venezuela que retire passaporte de ex-etarra

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um juiz espanhol sugeriu nesta quarta-feira ao governo do país que solicite a Venezuela a retirada da nacionalidade venezuelana do suposto membro do grupo separatista basco ETA Arturo Cubillas, antes do envio do pedido formal de extradição.

O juiz da Audiência Nacional, principal tribunal da Espanha, alega que "a própria Constituição venezuelana e o tratado de extradição contemplam esta possibilidade ante uma possível fraude da lei".

Segundo a justiça espanhola, Cubillas é membro do ETA e é responsável por treinamentos de formação na Venezuela. Em março teve uma ordem de prisão emitida contra ele.

A justiça venezuelana informou na semana passada que não vai extraditar Cubillas alegando o fato de ele possuir nacionalidade venezuelana.

COLABORAÇÃO

Ainda no início de outubro a Espanha pediu à Venezuela que colabore de maneira "mais intensa" nas investigações sobre o suposto ex-etarra Arturo Cubillas, que ocupa cargo no Ministério da Agricultura venezuelano.

Os pedidos foram feitos pelo chanceler espanhol, Miguel Ángel Moratinos, durante conversa que manteve com o embaixador venezuelano no país, Isaías Rodríguez.

Segundo a vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, Moratinos expressou confiança de que a solicitação seja atendida pelas autoridades venezuelanas.

Vega lembrou que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, reiterou disposição em colaborar com a Espanha nas investigações sobre o ETA, grupo considerado terrorista pela União Europeia.

"Não temos por que pressupor que o governo venezuelano não vá cooperar", disse Vega.

O suposto vínculo do ETA com a Venezuela já provocou uma crise diplomática entre Madri e Caracas em março, quando o juiz espanhol Eloy Velasco acusou, em um processo, o governo Chávez de cooperar para que o grupo separatista basco e a guerrilha colombiana das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) operassem em seu território.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página