Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 19h55

Padre jesuíta discorda de jornal do Vaticano, mas diz que "Simpsons" possuem fé

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA FRANCE PRESSE, EM ROMA

Assistir aos "Simpsons", famosa série animada americana, "pode nos ajudar" espiritualmente, afirmou o padre jesuíta Francesco Ochetta, autor do estudo "Os Simpsons e a Religião".

"Eu diria que os Simpsons estão abertos à questão de Deus. Os autores criticam ferozmente certos religiosos, mas respeitam a fé, a abertura para Deus, a oração e o fato de ouvir a prédica religiosa a cada domingo, mesmo que eles durmam ou comam pipoca durante o ato", acrescentou o jesuíta.

Homer Simpson é um "verdadeiro católico", diz jornal do Vaticano

Ele não concordou, no entanto, com a interpretação de seu estudo feita recentemente pelo jornal do Vaticano "L'Osservatore Romano", que deduziu que os membros desta família americana excêntrica de pele amarela eram católicos.

"Não acredito absolutamente nisso. Não diria que eles sejam católicos, diria que possuem fé", declarou o religioso que escreve para a revista dos jesuítas La Civiltà Cattolica.

A fé católica da famosa família já havia sido desmentida pelo produtor da série, Al Jean, durante uma entrevista a "Entertainment Weekly".

Ochetta acrescentou que assistia regularmente à série e tirava importantes lições espirituais e de vida das aventuras da família.

"Assisto aos Simpsons e eles me ajudam a compreender o mundo atual", concluiu o padre.

Criada por Matt Groening, a série dos Simpsons, transmitida desde 1989 pelo canal Fox, já ganhou dezenas de prêmios. Em dezembro de 2009, "L'Osservatore Romano" já havia dito que os Simpsons ofereciam uma imagem "simpática" da religião, mas lamentava "a excessiva linguagem grosseira".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página