Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 19h07

Chávez critica Obama e diz que seu reator nuclear "será pequeno" e pacífico

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM DAMASCO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou nesta quinta-feira em Damasco que o reator nuclear que seu país construirá com apoio da Rússia "será pequeno" e não terá "uso militar". Ele também criticou o fato de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter lançado "dúvidas" sobre o uso do reator.

"Será um reator pequeno, não se assustem, não se preocupem, e não vai ter uso militar. Mas Obama já começou a dizer: 'esperamos que a Venezuela cumpra com seus compromissos'. Isso ninguém deve colocar em questão. Obama semeou a dúvida dizendo que a Venezuela deve cumprir seu compromisso de não proliferação nuclear", criticou Chávez em entrevista coletiva ao lado do presidente sírio, Bachar al Assad.

"A Venezuela tem direitos de desenvolver pacificamente o poder nuclear, mas também tem obrigações... de não convertê-lo em armas", disse Obama na terça-feira passada.

"Temos uma política que se aplica a todos os países e esperamos deles que obedeçam essas políticas", disse o americano, referindo-se ao Tratado de Não Proliferação (TNP).

Chávez lembrou que Argentina e Brasil já possuem reatores nucleares.

"A Argentina tem seus reatores, o Brasil tem reatores nucleares. A Venezuela foi o primeiro país da América do Sul a instalar um quando eu estava nascendo, mas logo foi desativado", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página