Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2010 - 03h49

Empresário chega aos EUA após passar dois anos preso no Irã

Publicidade

DE SÃO PAULO

O empresário iraniano-americano Reza Taghavi, 71, chegou aos EUA no início da noite de ontem após passar dois ano preso no Irã. Taghavi foi acusado de repassar dinheiro para grupos rebeldes.

Taghavi chegou chegou ao aeroporto internacional de Los Angeles com seu advogado, o ex-diplomata dos EUA, Pierre Prosper, que conquistou a liberdade de Taghavi depois de negociações com enviados iranianos.

"Meu nome é Reza Taghavi, eu estive preso por 29 meses no Irã. Agora, eu estou contente por estar de de aos Estados Unidos, na minha", afirmou ao chegar no aeroporto.

Taghavi, um empresário aposentando que visitava o Irã (seu país natal) a negócios, foi preso sob suspeita de ter repassado US$ 200 para um homem supostamente ligado ao grupo rebelde Tondar -- o grupo é suspeito de ter cometido um atentado em 2008 contra uma mesquita, que deixou 14 mortos.

O empresário nunca foi acusado formalmente pelo Judiciário e nega ter qualquer conhecimento sobre a facção.

Segundo o advogado, apesar da libertação o Irã não encerrou o caso definitivamente.

A longa prisão de Taghavi era muito menos conhecida do que o caso de três alpinistas americanos que foram detidos na fronteira do Irã com o Iraque no ano passado e acusado de espionagem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página