Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2010 - 08h21

Berlusconi enfrenta crise do lixo em Nápoles

Publicidade

DA EFE

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, reunirá nesta sexta-feira um gabinete de crise para enfrentar o problema do lixo na província de Nápoles (sul do país), após vários dias de distúrbios nas localidades de Terzigno e Boscoreale contra a abertura de um novo aterro sanitário.

Os meios de comunicação italianos informam hoje que o premiê pedirá 'uma solução drástica perante uma situação preocupante e que se saiu de controle'.

A reunião acontece após mais uma noite de distúrbios nas localidades de Terzigno e Boscoreale, onde os moradores protestam contra a abertura de um novo lixão, que será o maior da Europa, e enquanto se impede a utilização do já existente.

Ontem (21) pela manhã, manifestantes atiraram rojões e pedras e queimaram um carro da polícia durante violentos confrontos em Nápoles por causa da criação do novo aterro sanitário na cidade.

A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar centenas de manifestantes perto de um centro de tratamento de lixo em Terzigno, onde várias pessoas já foram presas durante a semana. Manifestantes quebraram vitrines de lojas com paus, segundo agências de notícias.

A coleta de lixo é um problema crônico em Nápoles, e voltou a se agravar na última semana. O crime organizado tem há muitos anos interesses econômicos na coleta do lixo, e o problema é agravado também pela ineficiência e pelo oportunismo político.

Vizinhos do novo aterro reclamam do mau cheiro e de possíveis riscos à saúde. As autoridades dizem que o depósito é necessário para receber a enorme quantidade de lixo produzido diariamente na cidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página