Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2010 - 01h58

Obama pede "fé" aos eleitores e diz que não haverá mudanças sem luta

Publicidade

DA EFE

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado durante um comício em Minnesota que a mudança planejada pela sua gestão não é fácil e pediu aos eleitores que sigam lutando para isso e que mantenham a fé.

"Sigam lutando, sigam acreditando", assinalou Obama no comício perante estudantes, aos quais prometeu que se os democratas seguirem no poder vão restaurar o "sonho americano" para as gerações futuras.

Atualmente os partidários de Obama são maioria no Congresso, panorama que pode ser mudado no dia 2 de novembro, para quando estão marcadas as eleições.

O presidente americano reconheceu neste sábado que o pleito será "difícil", mas lembrou que a taxa de desemprego de cerca de 10% é herança dos republicanos em gestões anteriores, no que considerou uma "década perdida".

Obama disse que os republicanos acharam que fariam a população esquecer "a confusão que criaram" negando-se a cooperar com seu governo.

O presidente americano pediu paciência aos eleitores que o criticam por as coisas não terem avançado rapidamente, mas defendeu as reformas financeira e na saúde aprovadas durante seu mandato. Obama disse ainda que não foram fáceis as lutas por nenhuma das grandes mudanças históricas, como a abolição da escravidão e o voto feminino.

Pelas pesquisas de opinião, os republicanos ficarão com o controle da Câmara de Representantes e tomarão algumas cadeiras dos democratas no Senado, embora seja improvável que tomem o controle.

No dia 2 de novembro, os EUA renovarão as 435 cadeiras da Câmara de Representantes e 37 vagas no Senado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página