Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2010 - 05h43

Líder indígena de zona conflituosa é assassinado no México

Publicidade

DA EFE

O dirigente do Movimento de Unificação de Luta Triqui (Mult), Heriberto Pasos Ortiz, foi assassinado a tiros neste sábado ao sul da cidade de Oaxaca, capital do estado homônimo, informou a Promotoria local.

Segundo a procuradora de Oaxaca, María de la Luz Candelaria Chiñas, as primeiras informações indicam que Ortiz foi assassinado a cerca de 500 metros de sua casa por dois homens que o seguiam em uma motocicleta.

No momento do atentado, o líder indígena estava em uma caminhonete na companhia de outras três pessoas, que saíram ilesas.

A organização liderada por Ortiz disputa o controle da população de San Juan Copala e seus arredores com o Movimento Unificador de Luta Triqui Independiente (Multi) e a Unidade de Bem-Estar Social da Região Triqui (Ubisort).

Vários líderes indígenas dessas três organizações foram assassinados nos últimos meses.

Ortiz havia sido baleado há aproximadamente sete anos, pelo que passou a precisar de uma cadeira de rodas para se locomover.

Em San Juan Copala vivem cerca de 700 indígenas da etnia Triqui, a 300 quilômetros de Oaxaca. Os habitantes da área sofrem a ação de grupos armados que lhes restringem as provisões de comida, eletricidade e água.

Em 27 de abril, dois ativistas, um finlandês e uma mexicana, foram assassinados quando seu comboio com ajuda humanitária foi atacado a tiros. Até o momento ninguém foi responsabilizado pelo caso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página