Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2010 - 09h28

Sobe para 379 número de mortos por desastres na Indonésia; vulcão ainda está ativo

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Atualizado às 09h46.

As autoridades da Indonésia indicaram que aos 376 mortos pelas duas tragédias naturais que atingiram o país nesta semana, somaram-se nesta quinta-feira ao menos três mortos pela queda de um avião que levava ajuda humanitária à Província de Papua, e que o vulcão Merapi entrou em erupção novamente.

Veja galeria de imagens dos desastres na Indonésia
Mortes causadas por tsunami e vulcão na Indonésia chegam a 343
Brasileiro sobreviveu à tragédia na Indonésia
Bento 16 pede solidariedade internacional às vítimas da Indonésia e do Benin
Governo brasileiro lamenta tremor que gerou tsunami e matou mais de cem na Indonésia

De acordo com as equipes de resgate que trabalham nas ilhas Mentawai, atingidas por um tsunami, o número de mortos subiu para ao menos 343, enquanto somente a erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java, já deixa 33 mortos.

Na manhã desta quinta-feira os parentes das dezenas de vítimas do vulcão participaram de enterros coletivos, enquanto o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono se dirigia para uma reunião com os sobreviventes das tragédias.

O responsável pela vigilância dos vulcões na Indonésia, Surono [que só tem um nome], confirmou à Associated Press que o Merapi entrou em atividade novamente. "Registramos uma nova erupção vulcânica moderada. A ameaça se mantém", disse.

Ferry Faisal, diretor a Agência Nacional de Desastres da Sumatra Ocidental, acrescentou que 338 pessoas ainda estão desaparecidas.

Harmensyah [que só tem um nome] responsável pelo setor de pesca na região das ilhas Mentawai, disse que muitos parentes estão perdendo as esperanças de encontrar os corpos dos desaparecidos.

"Eles acreditam que muitos, muitos dos corpos foram levados pelo mar", afirmou.

AVIÃO

Ainda hoje ao menos três agentes da polícia da Indonésia morreram e outros dois estão desaparecidos após a queda de um avião que havia acabado de entregar ajuda humanitária aos afetados pelas inundações na Província de Papua, que ocupa a parte ocidental da ilha de Nova Guiné, informaram fontes policiais nesta quinta-feira.

Os corpos dos três agentes foram encontrados em estado irreconhecível pelas equipes de resgate, que agora empreendem buscas pelos outros dois policiais em Wami, na cidade de Nabire.

Adek Berry/AFP
Imagens mostram danos causados pela erupção do vulcão Merapi, na Indonésia; dezenas morreram
Imagens mostram danos causados pela erupção do vulcão Merapi, na Indonésia; dezenas morreram

O avião, um monoplano Skytruck de dois turboélices, havia reabastecido no aeroporto de Nabire e retornava a Jacarta na quarta-feira quando se chocou contra uma árvore durante uma aterrissagem forçada.

O porta-voz da Polícia Nacional, Iskandar Hassan, explicou à imprensa que graças aos aldeães do lugar localizaram os restos da aeronave na manhã desta quinta-feira e culpou o mau tempo pelo acidente.

Mais de cem pessoas já morreram nas inundações de Papua desde o início de outubro.

VULCÃO E TSUNAMI

Além das inundações em Papua, a Indonésia vive um momento trágico, tendo sido atingida nesta semana por um tsunami, nas ilhas Mentawai, e tendo registrado também a erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java. Juntas as duas tragédias já deixaram ao menos 376 mortos.

Adek Berry/AFP
O Merapi entrou em erupção em Java no mesmo dia em que a Indonésia foi atingida por um tsunami nas em Mentawai
O Merapi entrou em erupção em Java no mesmo dia em que a Indonésia foi atingida por um tsunami em Mentawai

Os mais de 50 mil desabrigados se aglomeram nas imediações de Yogyakarta, principal cidade da ilha de Java. Outros moradores locais decidiram voltar ao entorno do vulcão, apesar do perigo.

Um manto de cinzas cobre as casas, árvores e plantações que não chegaram a ser atingidos pela lava do Merapi, cuja altitude é de 2.914 metros.

Adek Berry/AFP
Parentes das centenas de mortos pelas tragédias na Indonésia participam de funeral coletivo na ilha de Java
Parentes das centenas de mortos pelas tragédias na Indonésia participam de funeral coletivo na ilha de Java

A maioria dos corpos resgatados está parcialmente carbonizada. Já os feridos sofrem problemas respiratórios e queimaduras.

Soldados, policiais e voluntários usando máscaras brancas de proteção participam das operações de busca por sobreviventes. Um grande número de desabrigados nas ilhas Mentawai passou a última noite sem teto, diante da falta de barracas na região.

HISTÓRICO

A falha onde aconteceu o terremoto que gerou o tsunami é a mesma que, em 26 de dezembro de 2004, causou o tremor de magnitude 9,1 seguido de tsunami, que destruiu localidades litorâneas de nações banhadas pelo Oceano Índico e matou 226 mil pessoas.

A Indonésia fica situada sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica, onde cerca de 129 dos mais de 400 vulcões estão ativos. Além de ser uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7.000 tremores anualmente, a maioria de baixa magnitude e não sentida pela população.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página