Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2010 - 20h08

Rei saudita convida líderes iraquianos para reunião em Riad

Publicidade

DA EFE, EM RIAD

O rei saudita, Abdallah bin Abdul Aziz al Saud, convidou neste sábado o presidente iraquiano, Jalal Talabani, e os demais dirigentes políticos do país a se reunirem em Riad para buscar uma saída para a crise que impede a formação de um novo governo no Iraque.

"Convido o presidente iraquiano, Jalal Talabani, e todos os partidos que participaram das eleições à sua segunda pátria, Arábia Saudita, para tentar uma solução ao problema que a formação do novo Executivo enfrenta", assegurou o monarca em comunicado divulgado pela agência oficial de notícias saudita SPA.

Embora o rei não tenha fixado uma data concreta, convocou os dirigentes para depois da peregrinação anual à cidade de Meca, que este ano acaba em meados de novembro.

Desde as eleições parlamentares iraquianas em 7 de março, nas quais nenhuma força conseguiu maioria absoluta, os partidos políticos iraquianos não conseguem entrar em um acordo para a formação de um novo governo.

Além disso, no comunicado o monarca destacou que a reunião servirá para que sejam realizadas consultas com o objetivo de decidir o caminho a ser seguido no futuro.

O governo saudita assinalou que "todos compreendem que os iraquianos estão perante um dilema que requer o emprego de todos os esforços para conseguir a união, curar as feridas e sufocar o fogo da luta sectária".

Também apelou à paciência e ao raciocínio para frear os que promovem o sectarismo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página