Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2010 - 12h25

Rússia contesta reação japonesa e anuncia nova visita de Medvedev a ilhas disputadas

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A crise diplomática entre Rússia e Japão desatada por uma visita do presidente russo, Dmitri Medvedev, a uma ilha disputada teve novos capítulos nesta terça-feira, com Tóquio convocando seu embaixador em Moscou e o governo russo anunciando nova ida do mandatário a territórios contestados.

As relações bilaterais ficaram tensas após a visita, ontem (1º), do presidente russo a uma das quatro ilhas do arquipélago Kuril, alvo de disputa entre os dois países.

Mikhail Klimentyev 1º.nov.2010/AFP
O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, durante visita a ilha do arquipélago Kuril; gesto provocou dura reação do Japão
O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, durante visita a ilha do arquipélago Kuril; gesto provocou dura reação do Japão

Em passo prévio ao rompimento de relações, o ministro japonês das Relações Exteriores, Seiji Maehara, convocou hoje o seu embaixador em Moscou de volta a Tóquio em protesto ao gesto de Medvedev.

"Decidi chamar temporariamente o embaixador na Rússia, Masaharu Kono", afirmou o ministro, um dia depois de ter feito um protesto formal contra o embaixador russo.

A Chancelaria russa, que ontem também fez um protesto formal ao representante japonês no país, qualificou a decisão de "um erro lamentável" e disse que a "medida radical" não mudará a visão de Moscou em relação ao assunto.

O governo russo não pretende convocar para consultas seu embaixador em Tóquio, a menos que o Japão decida convocar por tempo indeterminado seu embaixador na Rússia, informou Vladimir Shevchenko, conselheiro do Kremlin.

NOVA VISITA

O chanceler russo, Sergei Lavrov, em visita a Oslo (Noruega), foi ainda mais longe e anunciou uma nova visita de Medvedev a ilhas do arquipélago Kuril reivindicadas pelo Japão.

"Visitará outras ilhas que fazem parte deste grupo de ilhas", declarou, antes de explicar que conversou a respeito do assunto com Medvedev nesta terça-feira.

Segundo Lavrov, o presidente da Rússia disse que nada prejudicará as relações Rússia-Japão. Moscou justifica as visitas dizendo haver necessidade de aumentar os investimentos nas ilhas.

Ontem, Lavrov qualificara de "inaceitável" a reação do Japão à visita de Medvedev. "É nossa terra, e o presidente russo viajou a território russo."

O premiê japonês, Naoto Kan, qualificou de lamentável a visita. "A posição do Japão é de que as quatro ilhas dos Territórios do Norte são parte do território japonês, a visita do presidente é muito lamentável", disse Kan no Parlamento.

1ª VISITA EM 65 ANOS

Esta é a primeira vez desde 1945 que um chefe de Estado russo visita este grupo de ilhas, que vai da península russa de Kamchatka, no extremo norte do país, à grande ilha japonesa de Hokkaido.

Medvedev desembarcou nesta segunda-feira na ilha Kunashir (Kunashiri para os japoneses), uma das quatro ilhas do arquipélago. De acordo com o governo, o líder russo visitou uma estação geotérmica, se reuniu com moradores e inspecionou obras em construção.

Moscou e Tóquio têm uma divergência sobre as quatro ilhas do arquipélago Kuril desde que estas foram anexadas pelos soviéticos em 18 de agosto de 1945, três dias após o anúncio da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial.

Ao contrário do que ocorre na disputa com a China pelas ilhas no mar do Leste da China --envolvendo uma área potencialmente rica em gás e petróleo--, a questão das Kurilas tem mais a ver com um legado do conflito.

A União Soviética ocupou as quatro ilhas ao final daquele conflito, e a disputa territorial marca as relações entre os dois países desde então, impedindo a formalização de um tratado de paz. As negociações, retomadas após o fim da União Soviética em 1991, continuam sem resultados.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página