Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2010 - 18h28

Pelosi é reeleita líder do Partido Democrata na Câmara dos EUA

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os deputados democratas reelegeram nesta quarta-feira Nancy Pelosi como líder do partido na Câmara dos Estados Unidos. A reeleição era tida como certa, apesar da perda da maioria na Casa nas eleições legislativas do início do mês.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O voto, feito a portas fechadas, permitirá que a deputada liberal da Califórnia se torne a líder da minoria na Câmara a partir de janeiro, apesar da preocupação de parte do partido de que seria necessária uma nova liderança após a derrota nas urnas.

Michael Reynolds -10.nov.2010/Efe
Atual presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, foi reeleita como líder do Partido Democrata na Casa
Atual presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, foi reeleita como líder do Partido Democrata na Casa

Segundo projeções do jornal "New York Times", os republicanos conseguiram ao menos 61 cadeiras extras nestas eleições, ficando com 240 deputados. Os democratas reduziram sua presença para 190 e outros cinco ainda estão indefinidos. São necessários 218 votos para obter a maioria na Casa.

Apesar de ser figura central da campanha republicana contra o governo democrata, Pelosi recusou-se a assumir a responsabilidade e culpou o mau desempenho dos candidatos governistas à alta taxa de desemprego.

Pelosi, 70, é presidente da Câmara desde 2007 e foi a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela venceu a disputa contra seu único rival, o moderado Heath Shuler, por 150 votos a 43.

Os republicanos reelegeram, por sua vez, o deputado de Ohio John Boehner. Ele assumirá como presidente da Câmara em janeiro.

Pelosi deve se reunir com Boehner, Mitch McConnell, atual líder da minoria republicana no Senado, e Harry Reid, líder democrata do Senado, na Casa Branca no próximo dia 30. Eles vão discutir com Obama o que pode ser feito ainda este ano, além de várias pautas como o que fazer com os cortes de impostos para os mais ricos, que expiram em dezembro. Obama também quer ver aprovado no Senado o acordo Start, que reduz arsenais nucleares dos EUA e da Rússia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página