Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2010 - 16h22

Papa recebe líder da Igreja Anglicana no Vaticano

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM CIDADE DO VATICANO

O papa Bento 16 recebeu nesta quinta-feira o chefe da Igreja Anglicana --o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams--, anunciou o Vaticano. A audiência ocorreu durante a visita do prelado inglês ao Vaticano pelo 50º aniversário de criação do Conselho Pontifical pela Promoção da Unidade Cristã.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Apesar dos novos problemas e pontos difíceis no diálogo, o objetivo de nosso caminho ecumênico continua inalterado, bem como o compromisso de continuar o percorrendo", declarou o papa aos religiosos participantes deste evento, que foram recebidos por ele após a audiência.

"Não se trata, no entanto, de um compromisso do tipo político, onde a habilidade de negociação surge (...). A unidade dos cristãos é e continua a ser o voto, ela vive em oração", destacou Bento 16.

O encontro entre o papa e Williams ocorre no mesmo mês que cinco bispos tradicionalistas da Igreja da Inglaterra anunciaram suas intenções de se converter ao catolicismo, após a proposta do Vaticano de acolher os anglicanos contrários à ordenação de mulheres e ao casamento de homossexuais.

A reunião do Sumo Pontífice e de Williams aconteceu também na véspera do encontro de quase 200 cardeais e bispos de todo o mundo no palácio apostólico para debater, entre outros temas, a constituição "Anglicanorum Coetubus", que autorizou ano passado a entrada de centenas de anglicanos na Igreja Católica.

Com este documento, o Vaticano admitiu a conversão coletiva dos tradicionalistas anglicanos decepcionados com a visão extremamente progressista de sua igreja.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página