Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2010 - 12h38

EUA enviarão tanques de combate ao Afeganistão pela primeira vez

Publicidade

DA REUTERS, EM CABUL (AFEGANISTÃO)

Os Estados Unidos vão enviar no mês que vem tanques de combate ao Afeganistão pela primeira vez desde o início da guerra contra o grupo islâmico Taleban, há nove anos, informaram nesta sexta-feira as forças militares dos EUA e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no território afegão.

Uma companhia com aproximadamente 14 tanques M1A1 Abrams e 115 fuzileiros navais será deslocada para a província de Helmand, no sudoeste do Afeganistão, um antigo reduto do Taleban, disse um oficial da Força Internacional para Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês), liderada pela Otan.

Os tanques de 68 toneladas darão às forças afegãs e dos EUA mais poder de fogo e margem de manobra, ao mesmo tempo que contribuirão para limitar o número de mortos e feridos entre os civis, disse o oficial da Isaf.

O sistema ótico dos Abrams também ajudará a localizar refúgios usados pelo Taleban e prejudicar a colocação de bombas caseiras durante a noite --arma mais letal do grupo contra as tropas estrangeiras.

Até agora as áreas de combate não vinham permitindo o uso de grande número de tanques por causa do terreno montanhoso, bem como a grande quantidade de pequenas propriedades agrícolas no sul, divididas por diques de irrigação e paredes feitas de argila.

Tropas do Canadá e da Dinamarca têm usado um pequeno número de tanques no sul do Afeganistão.

A informação havia sido antecipada pelo jornal "Washington Post", segundo o qual o general David Petraeus, comandante das forças da Otan e dos EUA no Afeganistão, havia aprovado a medida em outubro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página