Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2010 - 19h37

Parlamentares trocam socos durante voto de Orçamento na Coreia do Sul

Publicidade

DA REUTERS, EM SEUL (COREIA DO SUL)

A sessão de votação sobre o Orçamento 2011 acabou em pancadaria nesta quarta-feira em Seul, na Coreia do Sul. Os congressistas da oposição exigiam profundos cortes de gastos em um importante projeto para limpar um rio, enquanto o partido governista pressionava para a aprovação integral do projeto.

O Orçamento de 2011 será de 309,1 trilhões de wons sul-coreanos (cerca de R$ 47 bilhões), ligeiramente menor do que os 309,6 trilhões de wons propostos pelo governo, afirmou o Ministério das Finanças em um comunicado, embora seja cerca de 6% maior que o orçamento deste ano.

Han Sang-kyun/AP/Yonhap
Membros do Grande Partido Nacional e do opositor Partido Democrata trocam socos durante sessão do Parlamento
Membros do Grande Partido Nacional e do opositor Partido Democrata trocam socos durante sessão

A confusão começou quando a oposição chamou membros do partido governista de "animais de estimação" do governo e bloqueou o acesso aos escritórios do PArlamento e ao principal hall do prédio. Dezenas de guardas foram convocados para restaurar a ordem.

O confronto durou alguns minutos, enquanto os membros da oposição, em minoria, eram retirados da região do pódio pelos membros do GNP. O partido da situação tem 171 cadeiras, no Parlamento unicameral de 298 membros.

Na noite desta terça-feira, dezenas de parlamentares da oposição e seus assessores já haviam lutado com os membros do Grande Partido Nacional (GNP). Um deles foi levado ao hospital após ser atingido na cabeça com um martelo, durante a briga.

A oposição queria uma redução de 11,3 trilhões de wons em seus planos de gastos e cortes no projeto de limpeza do rio, projeto considerado essencial pelo presidente Lee Myung-bak, mas que os opositores dizem que causará danos ao meio ambiente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página