Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2010 - 12h34

Financeira suíça é denunciada por fechar conta do WikiLeaks

Publicidade

DA EFE, EM GENEBRA

O grupo civil Partido Pirata da Suíça denunciou penalmente a entidade financeira PostFinance por ter encerrado a conta que o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, havia aberto em Genebra.

Tal como publica a imprensa suíça neste domingo, o Partido Pirata -- parte de um movimento internacional que luta pelo livre compartilhamento de conteúdo online - destaca em sua denúncia que a existência da conta inscreve-se no âmbito do sigilo postal e, por isso, o encerramento dela teria sido ilegal.

Veja como funciona o WikiLeaks
Veja as principais revelações do WikiLeaks
Leia íntegra dos arquivos do WikiLeaks obtidos pela Folha

Por sua vez, o diretor da PostFinance, Jürg Bucher, explicou que o sigilo postal protege as transações, mas não as informações sobre a existência ou o fechamento de uma conta.

No entanto, a PostFinance (braço financeiro dos Correios da Suíça) está à espera de que o Ministério da Comunicação suíço examine o caso e expresse um veredicto sobre a legitimidade do fechamento da conta.

A PostFinance anunciou no último dia 6 o encerramento da conta aberta por Assange para receber doações dos seguidores de seu site.

Devido à notoriedade de Assange, a PostFinance decidiu verificar o endereço em Genebra que este tinha comunicado para poder abrir a conta.

"A PostFinance decidiu pôr fim à relação comercial com o fundador do site WikiLeaks. Julian Assange tinha dado informações falsas sobre seu local de domicílio ao abrir a conta", indicou a entidade em comunicado.

A nota acrescentou que, ao não poder comprovar que está domiciliado na Suíça, Assange não reúne os requisitos para ter uma conta bancária com a PostFinance.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página