Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2010 - 05h35

Governador do Novo México se mostra satisfeito com visita à Coreia do Norte

Publicidade

DA EFE

Bill Richardson, governador do estado americano do Novo México, chegou nesta terça-feira a Pequim procedente de Pyongyang, após uma visita à capital da Coreia do Norte, que qualificou de "satisfatória" em declarações à agência oficial chinesa Xinhua.

"Foi uma boa visita. Estou satisfeito com os resultados das conversas com os funcionários norte-coreanos", disse Richarson à Xinhua no aeroporto.

Em princípio, Richardson tinha programado sair de Pyongyang na segunda-feira, mas seu voo foi cancelado devido à nevasca no local.

O governador do Novo México chegou a Pyongyang no último dia 18 a convite de Kim Kye Gwan, vice-ministro primeiro do Ministério de Assuntos Exteriores da Coreia do Norte, e se reuniu com altos funcionários do país asiático para falar sobre a situação da península coreana.

É a primeira vez que um alto funcionário americano visita a Coreia do Norte após a troca de tiros de artilharia de 23 de novembro entre as duas Coreias.

Segundo o Departamento de Estado americano, a visita de Richardson é "puramente privada e não levará a Pyongyang nenhuma mensagem concreta do Governo americano".

Richardson, uma importante figura política do Partido Democrata, mantém relações relativamente próximas com a Coreia do Norte, para onde já foi em sete ocasiões. Em 1996, ele conseguiu a libertação de um americano detido pelo regime norte-coreano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página