Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/12/2010 - 17h37

Na faixa de Gaza, Hamas mantém trégua militar com Israel após confrontos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Hamas continua respeitando a trégua militar com Israel, garantiu o principal dirigente do movimento radical palestino, Mahmoud Zahar, após a intensificação dos disparos de foguetes da faixa de Gaza contra Israel.

"Proclamamos nosso compromisso de respeitar a trégua entre nós e o ocupante", disse Zahar em uma reunião em Khan Yunes, nos territórios palestinos.

Os disparos de foguetes por grupos armados palestinos a partir de Gaza contra o sul de Israel foram intensificados nos últimos dias.

Vinte e três obuses e três foguetes foram lançados da região desde domingo passado. Uma criança ficou levemente ferida.

CONFRONTOS

Confrontos entre militantes palestinos do Hamas e tropas do Exército de Israel na terça-feira (21) deixaram ao menos sete feridos, entre eles seis palestinos (quatro civis) e uma menina israelense, informaram fontes de hospitais dos dois lados.

Os últimos embates registrados foram dois bombardeios aéreos israelenses consecutivos na tarde de terça-feira no oeste da cidade de Rafah, no sul de Gaza, nos quais ficaram feridos quatro civis palestinos, segundo Adham Abu Selmeya, porta-voz dos serviços de emergência no Ministério da Saúde de Gaza.

O ataque tinha como alvo um centro de treinamento do braço armado do Hamas, as Brigadas de Ezedin al Qassam, acrescentou Selmeya.

O Exército israelense confirmou o bombardeio em comunicado e declarou que foi uma resposta ao lançamento de 15 foguetes contra o solo israelense por parte das milícias palestinas de Gaza ao longo da última semana.

Um deles causou ferimentos leves na manhã desta terça-feira em uma menina israelense ao atingir o kibutz Zikim, a quatro quilômetros da fronteira com a faixa de Gaza.

Segundo fontes da polícia de Israel, o foguete caiu perto de uma creche e feriu a menina enquanto se dirigia à escola.

Horas antes, dois militantes palestinos ficaram feridos em um bombardeio da Força Aérea israelense contra instalações do Hamas, perto da cidade de Khan Yunis, também no sul de Gaza.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página