Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 08h52

Explosão mata ao menos dez civis no sul do Afeganistão

Publicidade

DA EFE, EM CABUL

Ao menos dez civis morreram e vários outros ficaram feridos em uma explosão registrada nesta quinta-feira na conflituosa província afegã de Helmand, no sul do Afeganistão, informou a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

A explosão ocorreu em uma região movimentada do distrito de Nahr-e Saraj e causou a morte de "mais de dez civis", informou em comunicado a Isaf, que atribuiu o ataque aos insurgentes afegãos.

A bomba atingiu uma caminhonete carregada de aldeões que seguia para o centro da capital do distrito, disse à agência Efe o porta-voz do governador provincial, Dawoud Ahmadi.

Entre os dez mortos há mulheres e crianças, mas suas identidades ainda não foram divulgadas.

Membros do Exército afegão e das tropas internacionais destacadas no país foram enviados ao local para atender os feridos e removê-los, informou a Isaf.

Helmand, na parte sul do Afeganistão, é uma das Províncias onde o conflito armado é mais intenso, por se um reduto tradicional dos insurgentes talebans que lutam para estabelecer um Estado fundamentalista islâmico no país.

Os insurgentes recorrem com frequência aos ataques suicidas com artefatos explosivos para lutar contra as tropas estrangeiras e afegãs. No entanto, operações de ambos os grupos deixam frequentemente vítimas entre a população civil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página