Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2011 - 14h57

Polícia britânica divulga vídeos sobre os ataques ao carro do príncipe Charles

Publicidade

DE SÃO PAULO

A polícia liberou imagens de manifestantes atacando o carro do príncipe Charles e dos veículos do seu comboio no centro de Londres. As câmeras de segurança registraram os momentos de pânico vividos pela comitiva real.

Esses vídeos foram utilizados para identificar os 14 suspeitos que estão sendo procurados pela polícia britânica.

No mês passado, a limousine que levava Charles e sua mulher Camilla, a duquesa de Cornuália, foi atacada durante a pior manifestação vista nos últimos anos na capital. O motivo do protesto foi o projeto de lei, em votação no Parlamento, que eleva as anuidades das universidades.

Uma das janelas do carro do representante da realeza britânica foi quebrada. Os manifestantes também arremessaram tinta branca contra o veículo.

Terry Stephens/AFP
Vidro quebrado e marcas de tinta no carro em que estavam o príncipe Charles e Camilla, duquesa da Cornuália, em Londres
Vidro quebrado e marcas de tinta no carro em que estavam o príncipe Charles e Camilla, duquesa da Cornuália, em Londres

Os detetives estão investigando as imagens para encontrar os responsáveis pelos atos de vandalismo. Até mesmo latas de lixo foram jogadas contra o comboio.

"Agentes da polícia foram atacados e prédio e shoppings tiveram suas janelas estouradas, além de outros atos de vandalismo, incluindo o ataque ao comboio real", disse o detetive chefe superintendente Matthew Horne.

PROJETO DE AUMENTO DA ANUIDADE UNIVERSITÁRIA

A manifestação contra um plano que aumenta a anuidade universitária para até 9.000 libras (cerca de R$ 24 mil) --quase o triplo do limite máximo atual, de 3.290 libras-- acabou com violentos confrontos entre os estudantes e a polícia depois de ser aprovado na Câmara dos Comuns.

Segundo a polícia, 43 manifestantes e 12 agentes ficaram feridos, e 175 pessoas foram detidas. Alguns dos alunos arremessavam pedaços de pedras contra policiais e quebravam janelas de prédios do governo.

Outro grupo correu pelas movimentadas ruas comerciais do centro de Londres, incluindo a rua Oxford, quebrando vitrines de lojas e colocando fogo na árvore de Natal na Trafalgar Square.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página