Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2011 - 08h45

Karzai cede a pressão de deputados para constituir novo Parlamento

Publicidade

DA EFE, EM CABUL

O presidente afegão, Hamid Karzai, cedeu às demandas dos deputados que se rebelaram contra sua decisão de adiar a constituição do novo Parlamento e ofereceu que a primeira sessão aconteça já na próxima quarta-feira (27).

Muhaijudin Mehdi, que ganhou sua cadeira pela província de Baghlan (norte), explicou que, em uma primeira reunião realizada neste sábado, Karzai se mostrou reticente a voltar atrás em sua decisão de adiar a constituição da Wolesi Jirga (Câmara Baixa).

Mas em um segundo encontro, que aconteceu pela noite, Karzai ofereceu que o novo Parlamento abra suas portas no dia 26, embora tenha pedido que a corte especial criada para investigar alguns resultados das eleições parlamentares de setembro de 2010 continue com seu trabalho.

Os deputados deram seu sinal verde à nova data, mas entendem que a encarregada de supervisionar as irregularidades é a Comissão de Queixas Eleitorais e não este órgão judicial.

Os parlamentares "rebeldes" enviaram uma carta à Presidência com estes argumentos e se encontram à espera de uma "resposta final", segundo Mehdi.

Apesar do princípio de acordo, o Palácio Presidencial ainda não tornou pública sua decisão a respeito nem anunciou outra data para a constituição do novo Parlamento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página