Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2011 - 17h08

Rato avistado em Downing Street causa tumulto em Londres

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM LONDRES

Uma nova "ameaça" foi detectada bem no centro do poder na Inglaterra: um rato foi avistado nos degraus da casa de número 10 da Downing Street, o endereço mais famoso do país. Mas o governo britânico ainda não conta com nenhum plano, por enquanto, para trazer de volta à casa um novo felino.

Os gatos de Downing Street são "ilustres", com alguns deles figurando na lista de pagamentos do governo e desfrutando do título honorário de Caçador de Ratos do Gabinete do primeiro-ministro.

A presença do rato foi anunciada por duas TVs britânicas em seus noticiários, com repórteres movimentando-se rapidamente do lado de fora da famosa porta, disparando uma série de e-mails, textos e tweets.

O porta-voz do primeiro-ministro confirmou, no entanto, que por enquanto "não há planos" para trazer um gato para lidar com a "ameaça" roedora.

Não há felinos em Downing Street desde Sybil, que se mudou para lá com o ministro das Finanças Alistar Darling em 2007, mas retornou para Edimburgo depois de seis meses, não conseguindo se estabelecer no centro de Londres.

Sybil foi o primeiro a viver no endereço desde o legendário Humphfrey, o animal de estimação de Margaret Thatcher, que resistiu na casa até o reinado de John Major.

Tony Blair aposentou Humphrey em 1997, em meio a persistentes especulações de que sua mulher, Cherie, não o suportava e o teria expulsado.

Humphrey constava da folha de pagamentos do governo, recebendo 100 libras (US$ 160 dólares) por ano do orçamento do Gabinete Oficial.

Um arquivo de 120 páginas sobre o gato, liberado após o Ato de Segredos Oficiais revelou: "Ele era um workaholic que gastava quase todo o seu tempo no escritório, não tinha registros criminais, não socializava de modo significativo. Também não esteve envolvido em nenhum escândalo sexual, ao que se saiba."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página