Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2011 - 13h56

Ataque suicida mata nove em procissão xiita no Paquistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos nove pessoas morreram nesta terça-feira em um atentado suicida contra uma procissão xiita em Lahore, maior cidade do leste do Paquistão, informou a polícia. Outras 52 pessoas ficaram feridas, das quais 20 estão em estado grave.

O número de mortos pode aumentar. Uma fonte policial, citada pela agência de notícias Efe, disse que 12 morreram e outros 58 estão feridos.

"O terrorista aproximou-se do posto de controle, jogou uma bolsa perto de um carro e detonou os explosivos quando um policial tentou impedi-lo", afirmou o policial Rana Faisal.

O atentado ocorreu em uma área na qual devotos sufis --ligados à tradição mística do islã-- celebravam o aniversário de uma de suas maiores divindades. Por conta do festival religioso, as autoridades haviam preparado vários postos policiais para evitar atentados. Segundo as autoridades locais, o suicida detonou os explosivos quando os agentes em um dos cordões de segurança proibiu sua passagem sem uma revista corporal.

Rana Sanaullah, ministro da Justiça provincial, disse que três policiais estão entre as vítimas.

O chefe da polícia de Lahore, Aslam Tarin, disse ao canal Geo que o ataque foi perpetrado por um suicida que tinha entre 13 e 14 anos.

O primeiro-ministro, Yousuf Raza Gillani, condenou o atentado e as forças de segurança isolaram a área.

Durante os últimos anos, a populosa capital da província oriental de Punjab sofreu vários atentados organizados por grupos fundamentalistas sunitas vinculados ao grupo islâmico Taleban --que assumiu a autoria do ataque. Os xiitas, a minoria ahmadi e os sufis são um alvo habitual desta rede fundamentalista.

Em Karachi, no sul do Paquistão, uma motocicleta-bomba explodiu no movimentado bairro de Kala Board, deixando dezenas de feridos.

"A explosão foi muito forte, e pôde ser ouvida de longe. Há feridos, mas ainda estamos recolhendo informações e não sabemos os detalhes do ataque", indicou Fayyaz Leghari, chefe da polícia de Karachi.

Segundo um relatório do Instituto do Paquistão para Estudos de Paz, em 2010 foram registrados 2.113 atentados que tiraram a vida de 2.913 pessoas e deixaram 5.824 feridas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página