Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2011 - 11h33

Presidente uruguaio é condecorado no Peru

Publicidade

DA ANSA, EM LIMA (PERU)

O presidente do Uruguai, José Mujica, foi condecorado nesta terça-feira pelo seu colega peruano, Alan García, com o "Grande Colar da Ordem O Sol do Peru".

A condecoração foi entregue durante uma cerimônia realizada no Salão Dourado do Palácio do Governo, em Lima.

Na ocasião, García explicou que o gesto ocorre "em virtude dos esforços realizados pelo governante uruguaio para fortalecer a integração e a complementação econômica".

A cerimônia contou com a presença de diplomatas de ambos países, assim como de integrantes da comitiva de Mujica, que estão acompanhando o presidente em sua viagem ao Peru e à Venezuela, país para o qual viaja nesta quarta-feira.

Ruben Grandez/AFP/Andina
Presidente uruguaio, Jose Mujica, recebe premiação do colega peruano, Alan Garcia
Presidente uruguaio, Jose Mujica, recebe premiação do colega peruano, Alan Garcia

Mujica chegou nesta terça-feira ao Uruguai com o objetivo de firmar acordos econômicos e estreitar a relação bilateral, além de promover a integração regional.

Os dois presidentes assinaram uma declaração conjunta composta por 29 pontos. O documento ratifica a "determinação em empregar todos os esforços para consolidar a América do Sul como uma zona de paz, progresso, segurança e confiança mútua, sobre a base do desenvolvimento econômico socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável".

Mujica e García explicaram que esse "esforço" também serve para o respeito das liberdades políticas, preservação de um âmbito seguro e estável para o comércio, eliminação da pobreza e redução dos gastos com armamentos.

Diante disso, Peru e Uruguai pediram para o Grupo de Trabalho do Conselho de Defesa Sul-Americano continuar elaborando um Protocolo de Paz, Segurança e Cooperação para a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), juridicamente vinculante.

No âmbito bilateral, os dois mandatários também ratificaram o compromisso de implementar o Acordo Macro de Associação Estratégica, firmado em 2008 com o objetivo de fortalecer a relação. Nesta quarta-feira, Mujica irá seguir viagem para a Venezuela, onde tem um encontro com o presidente Hugo Chávez.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página