Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2011 - 09h28

Redução de gastos britânicos ameaça bibliotecas públicas

Publicidade

LEILA CORREIA
DE SÃO PAULO

Bibliotecas públicas do Reino Unido tornaram-se o centro de campanhas movidas por comunidades do interior do país que desejam evitar o fechamento de centenas delas.

Os cortes fazem parte do esforço para reduzir em 83 bilhões de libras (R$ 227 bilhões) as despesas públicas, anunciado em outubro pelo governo do premiê conservador David Cameron e de seu vice, o liberal-democrata Nick Clegg. O corte deve ser implementado em 1º de abril.

Os conselhos locais --de onde sai a verba para as bibliotecas públicas-- sofrerão redução de 7,1% em seus repasses anuais até 2015.

O Reino Unido possui 4.517 bibliotecas públicas fixas e móveis, parte importante das comunidades há mais de dois séculos (em 1850, foi introduzido o Ato pela Biblioteca Pública, para "aumentar os níveis educacionais da sociedade"). Juntas, elas empregam mais de 25 mil pessoas.

No entanto, ao menos 375 correm o risco de ser fechadas --o número pode mais do que dobrar, já que existem conselhos de alguns condados do país que ainda não informaram seus planos para reduzir despesas.

Um dos locais afetados pela ameaça é Somerset, a oeste de Londres. O conselho local propôs parar de custear 20 das 34 bibliotecas locais.

Alarmada, a comunidade formou o Save Somerset Libraries (Salve as Bibliotecas de Somerset) para pressionar por uma outra solução.

"Os cortes terão efeitos sociais e econômicos que custarão mais no longo prazo", disse Richard Chisnall, fundador do grupo.

Um dos membros do grupo é Steve Ross, pai de três filhos e aluno de MBA na Universidade de Exeter. "Não vou só perder a oportunidade de levar meus filhos até a biblioteca para [ler] uma história após a escola", afirmou.

"Mas eles também vão perder a oportunidade de se misturar e se reunir com outras pessoas enquanto buscam em livros inspiração e ideias para o futuro."

A pressão parece ter dado resultados: das 20 bibliotecas ameaçadas, o conselho local informou na última segunda-feira que 9 não correm mais risco de fechar --mas terão o horário de funcionamento reduzido em cerca de 20%, segundo Chisnall.

Simon Clifford, responsável pelo setor de comunicações no Conselho de Somerset, informou à Folha que o possível fechamento das outras 11 será feito em fases, durante 18 meses, para dar à comunidade "a chance de levantar fundos, treinar voluntários, entre outras coisas".

"Trabalhamos com grupos locais e entidades nacionais para ver se eles podem assumir as bibliotecas. Estamos confiantes de que, se essas conversas forem boas, algumas poderão ser gerenciadas por organizações externas", disse, por e-mail.

PLANOS EM RISCO

Diversas outras localidades passam pelo mesmo problema. Grupos em Lewisham, Doncaster e Gloucestershire procuraram por informações de como enfrentar juridicamente a ameaça de fechamento.

No condado de Oxfordshire, se for confirmado o fechamento de 20 de 43 bibliotecas, a cidade de Oxford --berço da mais antiga universidade do país-- enfrentará dificuldades para se tornar a capital mundial do livro pela Unesco (braço cultural da ONU) em 2014.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página