Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2011 - 14h32

FBI registra ciberataques relacionados ao Wikileaks

Publicidade

DA EFE

O FBI (polícia federal americana) contabilizou mais de 40 registros nos Estados Unidos de cibernéticos cometidos contra empresas e organizações por um grupo de piratas da internet em apoio ao site WikiLeaks.

Em comunicado, o FBI detalhou que os registros fazem parte de uma operação aberta para desmantelar a rede que perpetrou os recentes ataques coordenados contra grandes companhias americanas.

Entre os alvos estão PayPal, MasterCard e Amazon, empresas que cancelaram serviços com o WikiLeaks após o vazamento de centenas de milhares de dados diplomáticos americanos.

O grupo de ativistas "Anonymous" reivindicou os ataques em "vingança" ao assédio que o WikiLeaks está sofrendo desde que começou a publicar os documentos e ameaçou continuar seus ataques.

Com apoio de parceiros internacionais, o FBI conduz uma investigação para frear a ameaça e deter os responsáveis pelos ciberataques.

A polícia britânica deteve cinco pessoas pela suposta participação nos ataques e está realizando registros adicionais, dentro de uma investigação aberta pela Unidade Central de Delitos na Rede da polícia britânica.

Os ataques foram realizados por meio de ferramentas de software que o grupo colocou à disposição dos usuários para download gratuito.

O FBI adverte que facilitar ou realizar um ataque cibernético é ilegal e pode levar a pena de até 10 anos de prisão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página