Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2011 - 14h54

Dilma diz que relação com Argentina é "elemento estratégico" da política externa brasileira

Publicidade

ANA FLOR
ENVIADA ESPECIAL A PORTO ALEGRE

Em uma fala que relembrou as críticas que seu antecessor fazia aos governos passados, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil não "vira mais as costas" para a Argentina para olhar apenas para a Europa e Estados Unidos.

O país vizinho é considerado pelo governo um aliado vital na América Latina e uma das prioridades na política externa brasileira.

Segundo Dilma, a Argentina é tão importante para o Brasil que é o destino de sua primeira viagem oficial ao exterior, na segunda-feira. Cristina Kirchner, presidente argentina, não veio para a posse da colega brasileira, em 1o de janeiro.

"No passado, o Brasil virava as costas para a Argentina e olhava só para a Europa e os Estados Unidos. Hoje, sem detrimento da Europa e Estados Unidos, eu acho que a gente tem que perceber que o desenvolvimento do nosso país implica necessariamente em fortalecermos o desenvolvimento da região", afirmou.

Segundo Dilma, a pauta do encontro com Cristina Kirchner será a cooperação comercial, a parceria em organismos multilaterais como o G20 e troca na área de energia nuclear.

"A Argentina é um dos atores fundamentais, um dos elementos estratégicos para a nossa política externa", disse Dilma.

A presidente falou à imprensa em Porto Alegre, ao final de um encontro com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página