Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2011 - 11h19

Ásia comemora início do Ano do Coelho com fogos de artifício

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Desde os arrozais da chamada Insulíndia (norte da Austrália) até as estepes glaciais da Mongólia, a Ásia celebrou na noite desta quarta-feira (manhã no Brasil) o início do Ano do Coelho com tradicionais banquetes familiares, danças e shows de fogos de artifício.

Segundo a tradição, as crianças receberam envelopes vermelhos com dinheiro. Fervorosas multidões acorreram até os templos para acender incensos e os adultos se desejaram felicidade ao mesmo tempo em que comiam ravióli e bebiam álcool de arroz.

"Para o novo ano lunar, faço votos de ganhar mais dinheiro e espero que meus parentes serão felizes", afirmou Wang Kuang, no Templo da Terra, em Pequim.

"Soltamos fogos de artifício para tirar o nian, um animal nefasto, segundo a lenda chinesa. Assim ele não virá nos molestar", explicou.

Diego Azubel/Efe
Devotos acedem incenso no Templo Lama, monastério tibetano fora do Tibete, no início do Ano Novo em Pequim
Devotos acedem incenso no Templo Lama, monastério tibetano fora do Tibete, no início do Ano Novo em Pequim

Ao pé de muitos arranha-céus de metrópoles do Oriente, a fluidez da circulação de veículos era algo não habitual.

Na capital chinesa, onde os bombeiros foram colocados em estado de alerta, nenhum incidente foi registrado. O risco de incêndios era grande devido a uma forte seca.

Na cidade de Shenyang (nordeste), um hotel de luxo foi destruído por um incêndio provocado por fogos artificiais, mas ninguém ficou ferido.

O primeiro-ministro, Wen Jiabao, prometeu em sua mensagem de Ano Novo Lunar lutar contra a inflação, a maior preocupação das classes populares chinesas.

Já o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou seus votos de "paz, prosperidade e boa saúde".

MAIS FESTA

Em Hong Kong, Shangai, Taipei e Cingapura, os coelhos estavam representados de todas as formas, pois o animal está associado à lua que simboliza a boa sorte.

A exceção foi o Vietnã, onde se celebra o Gato --que substitui o Coelho por razões que se perdem na história bastante complicada dos calendários zodiacais.

Na Coreia do Norte, o ditador Kim Jong-il assistiu a um concerto de Ano Novo considerado como um hino ao "espírito heroico e indomável" do Exército e do povo, segundo a imprensa estatal.

Na Malásia, onde um quarto da população é de origem chinesa, as celebrações foram atrapalhadas por inundações no Estado de Johor (sul), deixando quatro mortos e obrigando a retirada de 42 mil moradores.

Em Taiwan, uma grande loteria --cujo sorteio está programado para esta sexta-feira-- fazia o país inteiro sonhar com um prêmio superior a US$ 33 milhões (R$ ).

Na Austrália, mesmo afetada pelo ciclone Yasi, prometia-se também uma passagem festiva do ano do Tigre para o ano do Coelho. Em 6 de fevereiro, Sidney será palco de um grande desfile e de uma carreata de barcos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página