Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2011 - 22h58

Biden diz a colega egípcio que é preciso uma agenda de reformas

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ressaltou neste sábado durante uma conversa por telefone com seu colega egípcio Omar Suleiman a necessidade de uma agenda concreta de reformas no país e prazos claros de implementação das mesmas.

A Casa Branca assinalou em comunicado que Biden perguntou ao vice-presidente egípcio sobre os avanços na hora de iniciar um processo crível e inclusivo de negociações para a transição para um governo democrático no Egito.

O vice-presidente americano incidiu na necessidade de que o governo egípcio adote passos imediatos para demonstrar à oposição e à opinião pública o compromisso com as reformas.

Biden também solicitou a libertação imediata dos jornalistas, ativistas e defensores dos direitos humanos que foram presos sem motivo no país.

A notícia da conversa entre Biden e Suleiman foi divulgada após a substituição anunciada hoje na cúpula do partido governante do Egito por causa da renúncia de Gamal Mubarak, filho do presidente Hosni Mubarak, que deixou seu cargo como responsável do comitê político do Partido Nacional Democrático (PND).

O porta-voz da residência oficial americano, Tommy Vietor, assinalou em declarações à imprensa que Washington está comprazido com "qualquer passo que dê credibilidade" ao processo de mudança política.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página