Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2011 - 18h29

Exército do México resgata 44 imigrantes da Guatemala

Publicidade

DA ANSA, NA CIDADE DO MÉXICO

O Exército do México resgatou 44 imigrantes da Guatemala e três mexicanos em uma casa na fronteira com a cidade norte-americana de McAllen, no Texas, segundo o Ministério da Defesa do país.

A operação foi realizada ontem (8) no município Las Arboledas de Reynosa, em Tamaulipas, Estado com forte presença dos cartéis de narcotráfico. Os soldados encontraram o imóvel após localizarem dois veículos contendo pacotes com 102 quilos de cocaína, avaliadas em US$ 3,8 milhões, durante uma patrulha. Nenhuma pessoa foi presa.

O governo da Guatemala anunciou ontem (8) que iniciou os trâmites para repatriar os imigrantes com medidas de segurança para cuidar da integridade física do grupo e evitar perda de vidas, segundo informaram as autoridades desse país.

A Chancelaria guatemalteca atestou em um comunicado que o presidente Álvaro Colom descartou que os guatemaltecos resgatados --32 homens, 11 mulheres e um menor de idade-- estivessem sequestrados, porque não foi pedido nenhum resgate. Dessa forma, o governo presume que o grupo pretendia chegar aos Estados Unidos.

Em dezembro de 2010, homens armados assassinaram cerca de 50 imigrantes ilegais da América Central que estavam em um trem de carga no Estado de Oaxaca, no sul do México.

MASSACRE

Em agosto do mesmo ano, Tamaulipas foi palco do massacre de 72 imigrantes ilegais latino-americanos, sendo 12 guatemaltecos, que também pretendiam chegar à nação norte-americana, em um caso que chamou a atenção da imprensa internacional. Quase seis meses depois, 16 corpos ainda não foram identificados.

O sequestro e assassinato em massa foram cometidos por membros do Los Zetas, grupo criminoso formado por ex-membros das forças de ordem do México e que romperam com o cartel do Golfo, para quem prestavam serviços de segurança.

Segundo a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH), entidade governamental de caráter autônomo, durante apenas seis meses do 2010, cerca de 10 mil imigrantes foram raptados no território mexicano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página