Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2011 - 20h18

ONU pede mais prevenção contra desastres naturais em todo mundo

Publicidade

DA EFE, NA SEDE DA ONU

A Assembleia Geral das Nações Unidas pediu nesta quarta-feira o aumento das medidas de prevenção diante do aumento da capacidade destrutiva das catástrofes naturais, que no ano passado marcaram um recorde ao afetar mais de 208 milhões de pessoas e causar prejuízo de pelo menos US$ 110 bilhões.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi o encarregado de abrir a reunião do órgão dedicada aos desastres naturais, da qual participaram diplomatas, funcionários da própria entidade, políticos, analistas e ONGs.

"Temos de aprender com as cidades e países que demonstraram como reduzir os riscos, bem como dos menos afortunados, cujos exemplos de calamidades devem nos dar o que pensar", afirmou Ban em seu discurso.

Ban citou uma longa lista de desastres naturais que atingiram várias regiões do planeta ao longo de 2010, tal como foram os terremotos do Haiti e Chile, os incêndios florestais na Rússia e os ciclones que castigaram vários países asiáticos.

As devastadoras chuvas que nos dois últimos meses atingiram Austrália e Brasil preveem que este ano será igualmente complicado, ressaltou Ban. Ele defendeu uma maior ênfase à prevenção e à precaução de tragédias naturais para minimizar os efeitos das mesmas.

"É preciso abandonar a ideia de que tudo que é relacionado à prevenção custa muito dinheiro. É uma questão de se pensar o que se faz e como se pode conseguir reduzir o risco", apontou o secretário-geral da ONU. Para ele, a comunidade internacional deve "investir hoje para um amanhã melhor".

O secretário-geral da ONU exemplificou que, antes de se planejar uma estrada perto do litoral, deve-se levar em conta a vulnerabilidade da obra e refletir se não vale a pena construí-la mais para o interior.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página