Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2011 - 07h29

Mais imigrantes ilegais desembarcam no litoral da Itália

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Várias dezenas de imigrantes chegaram nas últimas horas ao litoral sul da Itália, bem como à ilha de Lampedusa, onde nos últimos dias desembarcaram mais de 5.500 imigrantes ilegais.

Segundo informou a guarda litorânea, 11 pessoas foram interceptadas nesta segunda-feira na ilha de Pantelleria, embora não tenha se descartado que pudesse haver mais imigrantes ilegais no lugar que tenham escapado ao controle das autoridades.

Além disso, as mesmas fontes alertaram da existência de várias embarcações que se dirigem rumo ao litoral, por isso que se esperam novos desembarques nas próximas horas.

Durante esta noite, uma barcaça com 16 pessoas a bordo foi interceptada no canal da Sicília e conduzida pelas autoridades à localidade de Pozzallo, na ilha da Sicília, onde foram transferidas ao centro de identificação.

As boas condições do mar no canal da Sicília e a tensão política vivida em alguns países do norte da África provocaram a chegada em massa de imigrantes ao litoral do sul da Itália.

Nos ábado (12), o governo italiano decretou "estado de emergência humanitária" pela chegada dos imigrantes ilegais procedentes em sua maioria da Tunísia à ilha Lampedusa, na Sicília.

Em comunicado de imprensa, o Executivo presidido por Silvio Berlusconi informou que a medida foi aprovada em uma sessão extraordinária de emergência do Conselho de Ministros, convocada neste sábado para fazer frente à chegada de "inúmeros cidadãos norte-africanos ao território meridional".

"Tal medida permitirá a imediata adoção, com mandato à Defesa Civil, das medidas necessárias para controlar o fenômeno e auxiliar os cidadãos fugidos dos países norte-africanos", conclui o breve comunicado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página