Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2011 - 07h22

Refugiados birmaneses são encontrados na costa da Indonésia

Publicidade

DA EFE, EM JACARTA

Forças de segurança da Indonésia encontraram à deriva uma embarcação com 129 imigrantes ilegais birmaneses pertencentes à etnia muçulmana rohingya que fugiam da repressão da Junta Militar de Mianmar, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira.

Segundo a agência de notícias Antara, os ocupantes do barco estavam desidratados e famintos. A embarcação, que sofreu uma avaria, foi localizada em frente à costa da ilha de Sumatra.

Um grupo de pescadores conseguiu rebocar a embarcação, e já em terra firme os birmaneses declararam à polícia que escaparam da violência do regime de Mianmar.

Integrada por cerca de três milhões de pessoas que descendem dos comerciantes árabes que chegaram no século 7 à região de Arakan, os rohingya costumam ser perseguidos pelos militares budistas birmaneses.

Mais de 250 mil birmaneses fugiram em 1992 para a vizinha Bangladesh para escapar de operações de limpeza étnica, segundo dados da Human Rights Watch e da Anistia Internacional.

Há dois anos, Indonésia, Malásia e Tailândia se negaram a conceder asilo político a centenas de rohingya que chegaram por mar a suas costas, enviando-os de volta a Mianmar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página