Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2011 - 13h32

EUA acusam saudita de tentar fabricar bomba química

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O FBI (Polícia Federal americana) prendeu o saudita Khalid Ali-M Aldawsari, 20, por tentar usar arma de destruição em massa em um plano para atacar o ex-presidente George W. Bush, informou nesta quinta-feira o Departamento de Justiça.

Aldawsari, que entrou nos Estados Unidos em 2008 com visto de estudante, foi preso na quarta-feira (23), no Estado americano do Texas.

Ele foi acusado de adquirir substâncias químicas e equipamentos para fabricar um dispositivo explosivo improvisado, informou o Departamento de Justiça.

Em 1º de fevereiro, o FBI recebeu um relatório de que Aldawsari tentava comprar fenol concentrado --que pode ser usado para fins legítimos, mas também para construir o explosivo trinitrofenol, conhecido como ácido pícrico. Ele disse ao vendedor que estava vinculado a uma universidade e fazia pesquisa "pessoal, fora do campus".

O carregamento foi enviado para uma empresa de transporte, que a devolveu ao vendedor e chamou a polícia.

Os agentes encontraram anotações na casa do saudita com listas de alvos que incluem plantas nucleares e o endereço da casa de Bush em Dallas. Se condenado, Aldawsari pode pegar prisão perpétua.

Um funcionário do Departamento de Justiça disse que não há evidência de que o suspeito é parte de um grupo militante e ele aparentemente agia sozinho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página