Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2011 - 10h45

Nepal proíbe venda maconha em tradicional festival hindu

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM KATMANDU

A polícia do Nepal baniu nesta quarta-feira a venda de maconha em um tradicional festival religioso, onde a droga é utilizada legalmente por milhares de homens em homenagem a Shiva.

Maconha é ilegal no Nepal, mas uma brecha judicial permite que os homens santos, conhecidos como sadhus, a fumem durante uma noite nas celebrações a Shiva, Deus hindu da destruição.

Milhares de peregrinos viajam ao templo de Pashupatinath, em Katmandu, todos os anos para marcar a Shivaratri. Eles vêm principalmente do Nepal e da Índia.

Prakash Mathema/AFP
Sadhu fuma maconha em tradicional festival religioso em homenagem a Shiva, no Nepal
Sadhu fuma maconha em tradicional festival religioso em homenagem a Shiva, no Nepal; polícia proibiu a venda

O governo nepalês chegou a oferecer maconha para a ocasião, mas as autoridades decidiram neste ano por em prática o banimento da venda da droga diante de denúncias de que era usada por moradores locais.

'Os homens santos estão livres para usar as drogas para eles. Mas eles não podem vendê-lo aos outros", disse Narottam Vaidhya, da organização que administra o templo. "Nem todos os sadhus são homens santos e alguns vêm com más intenções. Nosso objetivo é evitar que as pessoas se passem por homens santos, a fim de quebrar a lei".

Vaidhya disse ainda que policiais armados, alguns deles à paisana, foram destacados para observar as celebrações. "somente hoje, sete sadhus foram presos por venda de drogas", acrescentou.

Os sadhus, que renunciam a todas as posses materiais e geralmente vivem em cavernas ou templos, têm vindo a Katmandu durante centenas de anos para celebrar o festival. Eles fumam maconha porque a mitologia hindu sugere que Shiva gostou da droga.

Shivaratri é um feriado nacional na Índia e no Nepal, onde todos os escritórios governamentais e escolas são fechados. Grandes acampamentos são montados para acomodar os sadhus, muitos dos quais chegam semanas antes das celebrações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página