Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2011 - 19h58

EUA intensificam repatriação de estrangeiros que deixaram a Líbia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Departamento de Estado dos EUA informou neste sábado que o governo do país está aumentando os esforços para repatriar estrangeiros que deixaram a Líbia devido aos violentos confrontos entre forças governamentais e rebeldes de oposição que pedem a renúncia do ditador Muammar Gaddafi, há 42 anos no poder, e que já tomaram o controle do leste do país.

Segundo a Chancelaria americana, quatro aeronaves militares estão pegando egípcios que cruzaram a fronteira líbia e chegaram à Tunísia. Eles depois serão levados para o Cairo. Até agora, 132 egípcios foram retirados de Djerba em duas aeronaves. Outros dois estão a caminho do território tunisiano.

O governo do presidente Barack Obama também informou que está contribuindo com US$ 3 milhões doados à Organização Internacional para a Migração, para ajudar a repatriar milhares de estrangeiros que chegaram à Tunísia para fugir da violência em território líbio.

O anúncio representa o mais recente de uma série de voos assistenciais. Na sexta-feira (4), os EUA enviaram dois aviões de cargo para a Tunísia com suprimentos para refugiados da Líbia.

Também neste sábado, o governo do Canadá confirmou que um avião militar conseguiu retirar mais canadenses e outros estrangeiros da Líbia.

Um porta-voz do ministro da Defesa, Peter MacKay, disse que o avião voou de Malta e pousou "sem incidentes".

O número de pessoas retiradas não foi confirmado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página