Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2011 - 10h35

Nova pesquisa mostra extrema-direita em terceiro lugar na França

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM PARIS

Uma nova pesquisa sobre intenções de voto para a eleição presidencial francesa de 2012 dá uma alta porcentagem à extrema-direita, acima dos 20%, mas não a coloca em primeiro lugar como duas pesquisas difundidas há alguns dias.

A candidata da Frente Nacional (FN, ultradireita), Marine Le Pen, obteria entre 21% e 22%, segundo uma pesquisa do Instituto IFOP difundida nesta quinta-feira pelo jornal "France Soir".

Marine Le Pen ficaria assim em terceiro lugar, atrás do atual presidente, Nicolas Sarkozy (23% ou 24%), e do candidato socialista, apesar das porcentagens variarem em função de quem representará o PS.

Uma primeira pesquisa deu 23% a Le Pen na frente de Sarkozy e da atual primeira secretária do PS, Martine Aubry, ambos com 21%. A segunda dava 24%, à frente do diretor do FMI, o socialista Dominique Strauss Kahn (23%), e do presidente Sarkozy (20%).

Caso o resultado da primeira pesquisa for confirmado nas urnas, Sarkozy, que venceu a eleição de maio de 2007 com mais de 53% dos votos, ficaria de fora do segundo turno.

Isto repetiria o cenário de "catástrofe" de 21 de abril de 2002, quando Jean Marie Le Pen --pai de Marine Le Pen e fundador da FN-- deixou o socialista Lionel Jospin de fora do segundo turno.

Na ocasião, o então presidente Jacques Chirac venceu a eleição no segundo turno contra Len Pen.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página