Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 09h10

Tsunami que atingiu Japão chega enfraquecido à costa de Taiwan

Publicidade

DA EFE, EM TAIPÉ
DE SÃO PAULO

O tsunami desencadeado por um terremoto de magnitude 8,9 graus no nordeste do Japão --que deixou ao menos 32 mortos-- chegou debilitado a Taiwan, com ondas de até meio metro no nordeste e leste, onde os trabalhos foram interrompidos e embarcações, esvaziadas.

"Não foi tão forte como se esperava e a maré não superou os 50 centímetros", disse o diretor do Serviço Meteorológico Central (SMC) da ilha, Kuo Kai-men, em entrevista coletiva.

A ilha estava em alerta e preparada para ondas de até um metro de altura, mas na maioria do litoral não superaram os 20 centímetros, segundo dados do SMC.

AP
Imagem de vídeo mostra água ao redor do prédio do aeroporto de Sendai, após terremoto seguido por tsunami
Imagem de vídeo mostra água ao redor do prédio do aeroporto de Sendai, após terremoto seguido por tsunami

Nas cidades da região mais afetada, a portuária de Keelung ao norte e as de Hualian e Taitung ao nordeste e leste, os governos locais suspenderam a atividade pesqueira, laboral e educativa, e organizaram centros de prevenção.

O trânsito nas estradas litorâneas foi interrompido no norte e leste da ilha, além das ligações ferroviárias nas zonas afetadas, informou o Centro Nacional de Desastres.

O presidente taiwanês, Ma Ying-jeou, convocou o Centro Nacional de Prevenção de Desastres, e pediu que se fizesse todo o possível "para minimizar os danos" do tsunami à ilha, solicitando à população que não se aproximasse do litoral e tomasse precauções.

A empresa de energia elétrica estatal Taipower anunciou o estado de alerta em sua usina nuclear de Kungliao, no nordeste de Taiwan, onde foram tomadas medidas de emergência, e assegurou que não haverá problemas, a menos que as ondas superem os 12 metros de altura.

As linhas aéreas taiwanesas China Airlines e Eva Airways e a tailandesa Thai Airways anunciaram a suspensão de oito voos para o Japão, devido ao terremoto.

JAPÃO

O forte terremoto, seguido de tsunami, que atingiu o Japão é considerado o pior no país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Editoria de Arte/Folhapress

O tremor desta sexta foi seguido por ao menos 19 réplicas, muitas delas de magnitude 6.0. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro.

O terremoto ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 em Brasília) e teve seu epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de 24,4 quilômetros, de acordo com o USGS.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página